Tecnologia do Blogger.
RSS

Correr emagrece! Escolha sua modalidade e pernas pra que te quero!

Exercícios aeróbicos intensos como a corrida são muito eficazes para quem quer perder peso. Essa prática virou moda e ela pode ser classificada em duas categorias: corrida de rua e na esteira. Para quem pensa que ambas têm o mesmo efeito, está bem enganado. Existem diferenças básicas entre as duas modalidades. Veja qual mais se encaixa no seu objetivo e comece a correr desde já.
De acordo com alguns profissionais da area, a principal diferença é que quando corremos na rua precisamos deslocar nosso corpo para frente através da alavanca da nossa passada, enquanto na esteira, a alavanca de transferência é feita pelo movimento da própria esteira.  Por conta do esforço ser maior quando fazemos corrida de rua, acabamos fazendo a atividade com maior intensidade e, desta forma, gastamos mais calorias.
Porém, da mesma maneira que a corrida de rua exige maior esforço, ela também oferece mais impacto, ou seja, mais riscos de lesões a longo prazo.   alguns ortopedistas dizem que as esteiras oferecem até 30% menos impacto que a corrida de rua por conta da tecnologia dos equipamentos.
Outra diferença é que na esteira, há controle da intensidade do exercício, já que o equipamento mantem a velocidade programada e pode ser 100% plana, Já na rua, o ritmo oscila de acordo com a inclinação das ruas e o cansaço do corredor.
Para iniciantes que ainda não têm o hábito de correr, a dica é começar aos poucos, independente de qual das modalidades escolher. "O mais importante para quem está começando é promover um aumento gradativo das distâncias e alternar corrida e caminhada", diz Alexandre, que também recomenda treino de musculação para preparação do corredor. "Muitas vezes nosso pulmão e coração tem energia de sobra, mas nossas articulações, músculos e tendões não. Então, é importante promover um fortalecimento adequado para evitar lesões", complementa.
Veja as principais diferenças entre corrida de rua e na esteira, de acordo com os especialistas, e escolha qual mais se encaixa no seu objetivo:
RUA
Há maior esforço para correr na rua, porque precisamos deslocar nosso corpo para frente através da alavanca da nossa passada, enquanto na esteira, a alavanca de transferência é feita pelo movimento da própria esteira;
Pode ser praticada em qualquer lugar, sem pagar nada, parque cesamar e praça dos girrassois.
O ritmo oscila de acordo com a inclinação das ruas e o cansaço do corredor;
A resistência do vento representa um esforço até 10% maior;
Há também uma maior motivação em correr entre paisagens dinâmicas;
A troca de calor do corpo com o ar fresco favorece a manutenção da hidratação corporal e da regulação térmica.

ESTEIRA
A tecnologia das esteiras é capaz de amortecer o impacto em torno de 10% do peso corporal e assim evitar lesões à médio e longo prazo, o que não acontece na corrida de rua;
O treino na esteira geralmente é mais monótono, porque é feito em locais fechados, mas há possibilidade de assistir TV, por exemplo, enquanto estiver correndo.
Fonte:R7, Beaut! on

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui expostos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Comentários

curtir

Facebook
BannerFans.com